Nova York Fórum África: Os Chefes de Estado da CEMAC resolvem de comum acordo duas iniciativas políticas apresentadas na pré-cúpula do G8, que se realiza em Londres

sábado 15 de Junho de 2013

Todas as versões deste artigo : [Español] [français] [Português]

Fonte: Distribuído pela Organização da Imprensa Africana por Richard Attias & Associates.

Tipo de documento: Comunicado.

Países e regiões: CEMAC.

Assunto: Integração na Zona da CEMAC.

As palavras-chave: CEMAC, Nova York Fórum África, Gabão, Chefes de Estado, G8.

Os Chefes de Estado da Comunidade Econômica e Monetária da África Central (CEMAC), reunidos em Libreville, Gabão, durante a Cúpula Extraordinária paralela a Nova York Fórum - África (http://www.ny-forum-africa.com) assinaram duas iniciativas políticas importantes. As mencionadas iniciativas serão apresentadas hoje aos dirigentes do G8 em Londres.

Os seis Chefes de Estado da CEMAC (Camarões, Gabão, Guiné Equatorial, República Centro-Africana, República do Congo e o Chade) resolveram em comum acordo ontem duas iniciativas políticas no quadro de um comunicado conjunto:

- A partir do 1º de janeiro de 2014 será derrogada a obrigação de vistos aos cidadãos da Zona da CEMAC para a livre circulação em todos os países-membros da Comunidade.

- A criação de um quadro político comum para a proteção do comércio na região da CEMAC, o que viabilizará a harmonização das políticas para o controle de medicamentos e a luta contra as falsificações facilitando o acesso das empresas farmacêuticas ao mercado regional.

Hoje, o ministro gabonês das Relações Exteriores, Cooperação Internacional e a Francofonia, Sr. Emmanuel Issoze-Ngondet, entregará o Comunicado aos dirigentes do G8 reunidos na pré-cúpula em Londres. Finalizando Nova York Fórum – África, em 16 de junho, o Comunicado Final dos Chefes de Estado da CEMAC, endereçado aos dirigentes do G8, será divulgado.

Anunciando estes compromissos políticos, o Presidente do Gabão, Ali Bongo Ondimba, que preside atualmente a CEMAC declarou: “as nossas seis nações trabalham juntas para lá das fronteiras a fim de encontrar soluções regionais aos nossos desafios comuns, para consolidar a nossa cooperação econômica e para estimular o desenvolvimento”.

Anteriormente, e conforme a Agenda do G8, a CEMAC tinha se centrado nos intercâmbios comerciais, assuntos do fisco e na transparência. “Como todos os olhos estariam postos neste fim de semana no G8, na Grã-Bretanha, os dirigentes da CEMAC quiseram mostrar seu próprio compromisso para estimular a troca comercial e o investimento na África”, explicou o Presidente Bongo.

A oportunidade política oferecida por Nova York Fórum África.

“Juntos concentraremos nosso esforço em consolidar os períodos de crescimento na África mediante os intercâmbios comerciais e a cooperação econômica, cujo objetivo seria criar novos mercados para que as futuras gerações possam desfrutar plenamente do seu potencial. Os novos compromissos políticos são resultantes dos frutíferos intercâmbios ocorridos durante a Cúpula da CEMAC. “Nos compraz ter aproveitado esta oportunidade política para continuar os nossos intercâmbios com o setor privado, durante os dois próximos dias, no âmbito de Nova York Fórum – África”, explicou o Presidente do Gabão.

Os dirigentes da CEMAC se reuniram ontem em Cúpula extraordinária em Libreville, paralelamente a Nova York Fórum – África, que congrega 1500 responsáveis pelas decisões econômicas e políticas, assim como investidores internacionais reunidos até o dia 16 de junho.

Na sua segunda edição, Nova York Fórum – África é organizado por Richard Attias & Associates, sob os auspícios do Presidente do Gabão Ali Bongo Ondimba, e sua prioridade absoluta é a juventude africana, o desenvolvimento empresarial africano e a criação de empregos para apoiar as empresas de pequeno e médio porte (PYME) africanas. Para Richard Attias, fundador e organizador do Nova York Fórum, este é um “verdadeiro laboratório pan-africano de idéias que relacionam os dirigentes políticos e econômicos para encontrar soluções ao desenvolvimento atual da África e para estimular os investimentos estrangeiros. Nos seus últimos dois dias, segundo Richard Attias, Nova York Fórum – África descobrirá “soluções inovadoras do próprio continente africano, para que sua população possa aproveitá-las diretamente”. Será, também, a oportunidade de criar novos espaços para as empresas internacionais, bem como estabelecer relações comerciais viáveis com a África.

Founded & Produced by RICHARD ATTIAS & ASSOCIATES.

Sob os auspícios de sua Excelência ALI BONGO ONDIMBA.

Com a colaboração do GOVERNO DO GABÃO.

Sobre a CEMAC:

A CEMAC tem por objetivo aprovar marcos políticos claros em setores-chave que contribuam para aumentar o volume do comércio e aprofundar o desenvolvimento regional em:

- A organização e a coordenação das aduanas e das normas comerciais a fim de estimular o livre comércio e de bens e serviços na região;

- O fortalecimento da integração regional para impulsionar a livre circulação de pessoas dentro das fronteiras da CEMAC;

- A conexão das cidades da região e melhorar as redes de transporte;

- A manutenção de relações comerciais mais fortes e mais eficazes com o resto do mundo, através da melhora das tarifas externas e do desenvolvimento dos acordos de associação econômica com a UE.

Sobre o Nova York Fórum

O Nova York Fórum África® foi criado com a convicção de que o mundo dos negócios está numa encruzilhada. É imprescindível mandar uma forte mensagem de otimismo sobre o futuro da economia mundial; temos de trabalhar para redefinir a governabilidade empresarial, criar valores de longo prazo e reinventar os modelos empresariais com a participação de todos os atores da economia. O nosso objetivo deve centrar-se: na consolidação da ligação do crescimento econômico à criação de empregos, na importância das cidades vistas como motores fundamentais de dinamismo e de inovação, nos desafios que têm diante de si os chefes das empresas para enfrentar um contexto volátil e incerto, e nas diferentes oportunidades criadas pelo crescimento das economias emergentes. http://www.ny-forum.com .

Sobre Richard Attias & Associates

Richard Attias & Associates é uma agência consultora na área de comunicação estratégica que traça e desenvolve iniciativas únicas e plataformas temáticas internacionais. Temos a missão de oferecer o apoio aos que formulam as decisões, às empresas e aos Estados, para que utilizem sua influência em escala mundial, para que catalisem a inovação e participem na troca de idéias em um contexto global.

Richard Attias é conhecido como o motor da ‘elite pensante’. Foi o produtor executivo das cúpulas de World Economic Forum e especialmente do Fórum de Davos, durante 15 anos. É co-fundador da Clinton Global Initiative (CGI) e da Conferência dos Prêmios Nobel.

Sua sede fica em Nova York e tem escritórios em Paris, Dubai, Casablanca e Pequim. A principal missão de Richard Attias & Associates é estimular e fazer com que atuem os que formulem as decisões políticas e econômicas. Nessa ótica, desenvolvemos iniciativas internacionais mediante Nova York Fórum Instituto, uma fundação sem fins de lucro, para facilitar os investimentos e impactar positivamente no crescimento econômico e na criação de empregos.

Recentemente, Richard Attias & Associates empreendeu muitas iniciativas, como, por exemplo, Nova York Fórum, Nova York Fórum África, Doha GOALS, Global Food Security Fórum, as conferências do New York Times "Schools for Tomorrow", "Energy for Tomorrow" e "DealBook", bem como as Assembléias Gerais do Banco Africano de Desenvolvimento em Marrakesh. Richard Attias & Associates organizará também os próximos Jogos Africanos em Brazzaville, em 2015.

Tejiendo Redes.
C/ Hermanos García Noblejas, 41, 8º. 28037 - MADRID.
Tlf: 91 4084112 Fax: 91 408 70 47. Email: comunicacion@fidc.gloobal.net

SPIP |