Third World Forum (TWF)

Fórum do Terceiro Mundo (FTM)

quarta-feira 30 de Maio de 2012

Rua: 5 Rue Calmette
Dacar, Senegal.

Código postal: BP 3501

Telefone: (221) 21 11 44

Fax: (221) 21 11 44 ; 23 37 60

E-mail: ftm@syfed.refer.sn

Contato: Samir Amin. Diretor

Surgimento: TWF e o Fórum Mundial de Alternativas em parceria com outras instituições (Le Monde Diplomatique e Attac) organizaram em Davos (janeiro de 1999) o “outro Davos”, que se opôs às dominantes estratégias econômicas da globalização estampadas na agenda do Fórum Econômico Mundial (denominado Fórum de Davos) com as observações das principais organizações e movimentos sociais (sindicatos, organizações camponesas, movimentos de mulheres, organizações não governamentais e grupos de reflexão).

A iniciativa do “outro Davos” foi difundida através do Fórum Social Mundial cujas três primeiras reuniões ocorreram em Porto Alegre (Brasil), em 2001, 2002 e 2003, e em Hyderabad (2003). O TWF e o Fórum Mundial de Alternativas, portanto, estão ativamente implicados no desenvolvimento do Fórum Social Mundial. Third World Forum está presente na maioria dos grandes fóruns sociais, tanto nacionais, como regionais e mundiais.

Descrição: Associação de caráter universal formada por renomados especialistas em ciências sociais e intelectuais dos países em desenvolvimento da Ásia, África e América Latina. O interesse primordial da associação é o desenvolvimento de seus próprios países e a difusão dos princípios contidos na Carta das Nações Unidas e a Declaração Universal de Direitos Humanos.

A associação internacional formada por intelectuais da África, Ásia e América Latina, tem a missão de fortalecer os esforços intelectuais e as relações entre os países do Terceiro Mundo. O Fórum reflete as aspirações e as necessidades atuais dos países do Terceiro Mundo. Sua finalidade é facilitar a criação de um mundo mais justo e equitativo, um mundo que satisfaça as necessidades essenciais do ser humano: vestuário, moradia, educação, assistência médica e emprego remunerado.

É uma organização totalmente independente e sem afiliações institucionais ou governamentais. O Fórum oferece seu apoio a todos os elementos liberais e progressistas do mundo, para trabalhar pela criação de uma ordem mundial mais justa.

Objetivos:
- Proporcionar plataforma intelectual para a troca de idéias sobre estratégias optativas de desenvolvimento, e suas repercussões em matéria política.
- Proporcionar apoio intelectual aos países do Terceiro Mundo, para determinar suas opções políticas e comerciais, sobre todas as questões pertinentes ao desenvolvimento.
- Estimular e organizar as pesquisas socioeconômicas correspondentes, especialmente através dos institutos de pesquisa nacionais e regionais do Terceiro Mundo.
- Fomentar a troca de idéias e pesquisas relevantes, identificar as zonas de interdependência do Terceiro Mundo, e prestar assistência às respectivas entidades internacionais, regionais e nacionais encarregadas da tomada de decisões cujo propósito é reconhecer e proteger os direitos e interesses legítimos dos povos do Terceiro Mundo.
- Apoiar os programas de ação relativos a todas as formas de cooperação entre os países em desenvolvimento.
- Expor opiniões sobre temas internacionais que atingem o Terceiro Mundo e suas relações com o mundo desenvolvido.

Ano de criação: 1975

Idiomas: Francês, Inglês

Descritores: Cooperação internacional, Desenvolvimento humano, Desenvolvimento sustentável, FIDC, Globalização, Mobilização social, Solidariedade internacional, 5º Fórum.

Cenários: Mundial

Países: Senegal

Regiões: Internacional

Tipos de Agente: Redes / Plataformas / Foros

Adscrita ao:
- Fórum Internacional Democracia e Cooperação
- Fórum Mundial de Alternativas

Ver em linha : http://www.forumtiersmonde.net

Tejiendo Redes.
C/ Hermanos García Noblejas, 41, 8º. 28037 - MADRID.
Tlf: 91 4084112 Fax: 91 408 70 47. Email: comunicacion@fidc.gloobal.net

SPIP |