Instituto do Terceiro Mundo (ITEM)

quinta-feira 3 de Maio de 2012

Rua: 18 de julho 1077/902
Montevidéu, Uruguai.

Código postal: 11100

Telefone: 598 (2) 902 0490

Fax: 598 (2) 411 92 22

Caixa Postal: PO Box 1539

E-mail: item@item.org.uy

Contato: Roberto Bissio

E-mail contato: rbissio@item.org.uy

Surgimento: Foi constituído formalmente como associação civil sem fins de lucro em 7 de julho de 1989.

Descrição: O Instituto do Terceiro Mundo (ITeM) é uma organização não governamental sem fins de lucro com sede em Montevidéu, Uruguai, que realiza atividades de informação, comunicação e educação sobre temas ligados ao desenvolvimento e ao meio ambiente, e estimula a participação cidadã nos processos globais de tomada de decisões. O ITeM representa na América Latina a Rede do Terceiro Mundo (Third World Network-TWN), um grupo independente de organizações e indivíduos que defende pontos de vista da sociedade civil do Sul, em fóruns globais. Desde 1996, faz parte da relação de organizações com status consultivo no Conselho Econômico Social (ECOSOC) das Nações Unidas.

Objetivos:
- Contribuir para a construção da democracia, reconhecendo como atores principais as organizações da sociedade civil. Apóia em primeiro lugar organizações de países do Terceiro Mundo, e se solidariza, sobretudo, com os interesses e aspirações dos pobres do mundo, das mulheres e das minorias oprimidas. Através da promoção de redes, da socialização da informação e do conhecimento, apóia a construção de sociedades democráticas, equitativas e ambientalmente sustentáveis.
- Promover o respeito aos direitos humanos, especialmente à liberdade de expressão e o livre acesso à informação; pioneiro em identificar as redes eletrônicas como ferramentas idôneas para estes fins.
- Promover a formação de redes nacionais e internacionais entre organizações cidadãs, para trocar experiências e traçar e executar ações sobre temas de interesse comum.
- Contribuir para o estudo, diagnóstico e solução dos problemas que atingem o Terceiro Mundo. Pesquisa, divulga conclusões e promove a adoção de políticas que facilitem as soluções.

Resultados:
- Publicação da Guia do Mundo (antigamente “Guia do Terceiro Mundo”), um livro de referência concebido como auxiliar educativo.
- Pesquisa e desenvolvimento das redes eletrônicas de comunicação (através da Rede Telemâtica Chasque). Todos os outros projetos que o Instituto empreendeu desde então focam, de uma maneira ou outra, a informação e as comunicações, bases da educação e da democracia.
- Publica livros e revistas que se vendem em todo o mundo. Do papel, passou ao CD-ROM e às páginas WEB. Boa parte de sua atividade está dedicada à promoção de redes de organizações cidadãs em nível internacional, na defesa do meio ambiente, promovendo políticas propícias ao desenvolvimento social, ou capacitando grupos e pessoas com necessidades especiais.

Ano de criação: 1989

Nome Web: Instituto do Terceiro Mundo

Em Rede Gloobal: SIM

Seções: O Instituto; notícias; Controle Cidadão (Social Watch); Choike.org; Rede do Terceiro Mundo; Rede Chasque; Uruguai Total; Guia do mundo; Revista do Sul; Terceiro Mundo Econômico; Relatório Controle Cidadão; livros.

Idiomas: Espanhol

Descritores: Comunicação, Direitos humanos, Desenvolvimento, FIDC, Hábitat, 4º Fórum, Participação cidadã, 5º Fórum.

Cenários: Internacional

Âmbito científico: Comunicação, Pesquisa e estudos, Publicações

Países: Uruguai

Regiões: América Latina

Funções: autoria, hierarquia superior

Tipos de Agente: Centros de pesquisa, Outras ONGs

Notas: Ponto Focal de Social Watch no Uruguai.

Adscrita a:
- Associação Nacional de Organizações Não Governamentais Norteadas ao Desenvolvimento
- Associação para o Progresso das Comunicações
- Fórum Internacional Democracia e Cooperação, NGONET
- Rede do Terceiro Mundo. América Latina
- Rede LatinoAmericana e do Caribe sobre a Banca Multilateral de Desenvolvimento
- Social Watch Uruguai

Ver em linha : http://www.item.org.uy/

Tejiendo Redes.
C/ Hermanos García Noblejas, 41, 8º. 28037 - MADRID.
Tlf: 91 4084112 Fax: 91 408 70 47. Email: comunicacion@fidc.gloobal.net

SPIP |