Agência Latino-Americana de Informação (ALAI)

quinta-feira 22 de Março de 2012

Rua: Avd. 12 de octubre 622 (N18-24), Of. 503, y Avd. Patria
Quito, Equador.

Telefone: 593 2 2505074 / 2221570

Fax: 593 2 2505073

Caixa Postal: Casilla 17-12-877

E-mail: info@alainet.org

Pessoas/Cargos:
Burch, Sally (Colaborador/a)
Tamayo G., Eduardo (Colaborador/a)

Descrição: A Agência Latino-Americana de Informação – ALAI – é um organismo de comunicação comprometido com a vigência plena dos direitos humanos, a igualdade do gênero e a participação cidadã do desenvolvimento e quefazer público na América. Sua atuação se insere na luta pela democratização da comunicação, como condição básica da vida democrática e a justiça social.

ALAI tem estatuto consultivo especial ante a Comissão Econômica e Social (ECOSOC) das Nações Unidas. É membro do Conselho Internacional do Fórum Social Mundial.

Objetivos:
- Lutar pela democratização da comunicação.
- Motivar, apoiar e propiciar o desenvolvimento de articulações e redes sociais.
- Facilitar a circulação e troca de informação e promover espaços de encontro.
- Impulsionar e promover o avanço do direito das mulheres à comunicação e à articulação de redes sociais.

Resultados:
- Atividades de sensibilização pública, elaboração de propostas, sustentação e pressão nos espaços de decisão.
- Desenvolvimento de redes alternativas com entidades afins. Cria o site web "América Latina em Movimento" e a "Comunidade Web de Movimentos Sociais" para facilitar a circulação e a troca de informação.
- Serviços de capacitação (workshops, encontros, consultorias...) em conhecimentos e habilidades técnicas em matéria de comunicação: Definição de estratégias e políticas; uso de novas tecnologias; tratamento informativo.
- Programa dedicado a fortalecer o avanço organizativo, proposicional e reivindicativo dos movimentos e redes de mulheres.
- Publicações: revista América Latina em Movimento; série monográfica Aportes para o debate e Aportes para a capacitação popular (ALAI/Abya Yala).
- Listagem eletrônica Alai-amlatina sobre a conjuntura e os movimentos sociais da América Latina.
- Base documental classificada por temas.
- Editora: Ediciones ALAI.

Nome Web: América Latina en Movimiento

Seções: Quem somos; recursos; área mulheres; comunidade web de serviços sociais; novidades; publicações; mapa do site; campanhas; eventos; vínculos; buscas por tema; palavra-chave.

Idiomas: Espanhol, Inglês, Português.

Descritores: Comunicação, Direitos humanos, Desenvolvimento, FIDC, 1º Fórum, Mulheres, 5º Fórum.

Cenários: Internacional

Linhas de Ação: ALAI produz, processa, e divulga informação sistematizada; acompanha o desenvolvimento de capacidades comunicacionais nas organizações sociais; y promove o direito à comunicação. A Área Mulheres ALAI aplica programas específicos em comunicação com as organizações de mulheres.

- A Informação sistematizada presta particular atenção às dinâmicas sócio-políticas da América Latina, merecendo destaque a perspectiva dos movimentos sociais e cidadãos, e uma leitura contextualizada dos acontecimentos. Proporciona elementos de reflexão sobre os desafios da época, contando para isso com a colaboração de renomados analistas e pensadores/as, assim como de organizações e líderes sociais.

- O Desenvolvimento de capacidades comunicacionais se orienta a apoiar o fortalecimento dos mecanismos e estratégias de comunicação próprios das articulações e organizações sociais do continente. Neste âmbito, ALAI participa, em parceria com diversas redes e articulações sociais, do Mutirão Informativo de Movimentos Sociais (http://www.movimientos.org) , iniciativa que articula políticas de difusão informativa e um programa comum de formação em comunicação. Entre os aportes de ALAI aparecem vários estudos sobre comunicação.

- A Promoção do direito à comunicação engloba a sensibilização pública, elaboração de propostas, sustentação e incidência em espaços de definição de políticas em nível regional e mundial. Neste âmbito, ALAI privilegia a participação em campanhas e iniciativas concertadas.

Âmbito científico: Campanhas de sensibilização, Comunicação, Articulação, Formação e capacitação, Publicações, Trabalho direto com grupos.

Regiões: América Latina, Caribe

Tipos de Agente: Agências de informação

Relacionado com: Comunidade Web dos Movimentos Sociais

Adscrita a:
- Comissão Organizadora do Fórum Social Mundial - Capítulo Equador
- Conselho Hemisférico Américas do FSA
- Fórum Internacional Democracia e Cooperação
- Mulheres Ação 2000. América Latina-Caribe
- Plataforma para os Direitos de Comunicação
- Womenaction

Ver em linha : http://www.alainet.org

Tejiendo Redes.
C/ Hermanos García Noblejas, 41, 8º. 28037 - MADRID.
Tlf: 91 4084112 Fax: 91 408 70 47. Email: comunicacion@fidc.gloobal.net

SPIP |