Juventude, transformações sociais e desenvolvimento na África

terça-feira 6 de Novembro de 2012

África é um continente jovem. Cerca de 40% de sua população está na faixa etária de 15 a 24 anos, e dois terços da população têm menos de 30 anos. Este peso que a juventude carrega nos ombros faz com que o continente seja mais complexo. A situação exige uma pesquisa profunda e uma análise que levem em conta a complexidade da identidade, da vida, das ambições dos jovens e seu papel fundamental na transformação de suas respectivas sociedades. A edição 2012 do Instituto da Infância e da Juventude com o tema "A Juventude, as transformações sociais e o desenvolvimento" quer promover novos enfoques e maneiras de analisar a situação.

Leia mais >>

Em Cabo Verde, colóquio aberto ao público discute cooperação sul-sul solidária em educação

terça-feira 6 de Novembro de 2012

Cabo Verde acolhe na segunda-feira, 29, uma oficina para discutir acções de incidência política nos Países de Língua Portuguesa, organizado pela Campanha Nacional pelo Direito à Educação do Brasil. A oficina integra o programa de Cooperação Sul-Sul (PCSS-Lusófonos), parceria entre a Campanha Brasileira e a Open Society Foundations (OSF).

Leia mais >>

Obama é um produto genuíno do capitalismo norte-americano e nunca defenderá os interesses da África.

terça-feira 6 de Novembro de 2012

Às vésperas das eleições presidenciais nos Estados Unidos, alguns africanos simpatizam com a idéia da reeleição, em 6 de novembro próximo, do presidente saliente e candidato à presidência Barack Obama. Esta personalidade política que leva quatro anos no poder – produto genuíno do capitalismo - cujo pai era de origem queniana, teria feito algum bem à África? Se fosse assim, quais seriam as ações com conseqüências positivas para o processo de paz, democracia, desenvolvimento econômico para a África? Por que esse compromisso e entusiasmo a favor do presidente Obama? As eleições presidenciais nos países ocidentais libertaram a África da dominação, do saque, da exploração imperialista, ou cessaram as humilhações recorrentes?

Leia mais >>

Desenvolvimento sustentável, bem-estar social e transformação estrutural: a economia verde oferece novas perspectivas para a África?

segunda-feira 5 de Novembro de 2012

Após a Conferência de Douala (Camarões) realizada em abril de 2012, para preparar Rio+20 sobre as oportunidades de transformação das economias africanas diante das mudanças climáticas, e a de Nairóbi (Quênia) sobre a economia verde, esta conferência, posterior à de Rio, tem por objetivo traçar estratégias nacionais e regionais apoiadas pelos encarregados de tomar decisões, e informadas através das experiências de adaptação e de desenvolvimento sustentável e justo.

Leia mais >>

Surgimento da resistência líbia

segunda-feira 5 de Novembro de 2012

Apesar de os Estados Unidos negarem, há motivos para pensar que os assassinos do embaixador Stevens pertenciam ao Tahloob, um movimento de seguidores leais de Kadhafi.

Leia mais >>

O Fórum da Sociedade Civil da África Ocidental (FOSCAO) condena as execuções dos condenados à morte na Gâmbia

sábado 20 de Outubro de 2012

O Fórum da Sociedade Civil da África Ocidental (FOSCAO) manifesta profunda preocupação pela aplicação da pena de morte com a execução de nove convictos na Gâmbia, em 23 de agosto de 2012.

Leia mais >>

Proliferação dos meios de comunicação de massa estrangeiros pode ocultar enfoque de conquista geoestratégica dos países africanos

sexta-feira 19 de Outubro de 2012

Hoje em dia, se diz que o ser humano, que o homem é HOMO SAPIEN SAPIENS, em latim “sapiens” significa sábio, por conseguinte o homem é duas vezes sábio. Porém, o homem não é só “sapiens”, também é “Homo COMMUNICANS”, ou ao menos o “homem que comunica” desde sua aparição através da linguagem.

Leia mais >>

Pedido da África de ocupar uma cadeira no Conselho de Segurança continua no limbo

quinta-feira 18 de Outubro de 2012

Após 20 longos anos de negociações de uma proposta de ampliação do Conselho de Segurança, os países africanos continuam sendo excluídos. Os líderes africanos se queixam da comunidade internacional que não responde às suas demandas para ocupar duas cadeiras no órgão mais poderoso das Nações Unidas.

Leia mais >>

A África dos povos marcha por ‘Outro mundo de justiça social, igualdade, democracia e paz’

quinta-feira 18 de Outubro de 2012

A coordenação do Fórum Social Congolês confirma a realização do 6º Fórum Social Africano em Kinshasa, capital da República Democrática do Congo, de 17 a 20 de janeiro de 2013, sob o lema: A África dos povos marcha por ‘Outro mundo de justiça social, igualdade, democracia e paz’.

Leia mais >>

Fórum Social Mundial: Contagem regressiva para Tunísia 2013

quinta-feira 18 de Outubro de 2012

O movimento altermundista em marcha para o FSM 2013. Na Tunísia, a palavra de ordem é mobilizar-se « ¡para que floresçam os frutos da primavera, para que outro mundo seja possível! »

Leia mais >>

... | 20 | 30 | 40 | 50 | 60 | 70 | 80 | 90 | 100 | ...

Tejiendo Redes.
C/ Hermanos García Noblejas, 41, 8º. 28037 - MADRID.
Tlf: 91 4084112 Fax: 91 408 70 47. Email: comunicacion@fidc.gloobal.net

SPIP |