Atividades de Enda durante a Cúpula das Cidades Africanas (AFRICITIES 6)

segunda-feira 3 de Dezembro de 2012

A Cúpula "Africities 6", a 6ª edição das jornadas pan-africanas das autoridades locais e territoriais, acontecerá em Dacar, Senegal, de 4 a 8 de dezembro de 2011 e se centrará no tema: Construir a África a partir de seus territórios, Quais são os desafios para as coletividades locais africanas?

Leia mais >>

FSM 2013: Preparar as mobilizações sobre os principais desafios atuais

segunda-feira 26 de Novembro de 2012

O Comitê Organizador tunisiano do FSM da Tunísia, que decorrerá de 26 a 30 de março de 2013, tem o prazer de se dirigir a você. O comitê organizador está formado por organizações tunisianas que atuaram como carro-chefe no processo revolucionário que pôs fim à ditadura e que, hoje em dia, continua a luta na defesa e pela ampliação dos direitos sociais e democráticos.

Leia mais >>

Relatório Anual sobre o Comércio na África Ocidental (1ª edição) e apresentação-debate da obra « China e África: os fatos e os números»

sexta-feira 16 de Novembro de 2012

O Centro Africano para o Comércio, a Integração e o Desenvolvimento (CACID), responsável sobre o programa comercial da Rede Internacional Enda Terceiro Mundo organiza uma conferência em parceria com a Fundação Friedrich Ebert, para lançar a primeira edição do “Relatório Anual sobre o estado do Comércio na África Ocidental”, quinta-feira, 22 de novembro de 2012, às 15.00h, no saguão do Complexo SICAP Point E, Avenida Cheikh Anta DIOP, em frente à CODESRIA.

Leia mais >>

Legalização do aborto no Marrocos

quinta-feira 15 de Novembro de 2012

Dado que a cada dez minutos more uma mulher de um aborto ilegal. Dado que recenseamos de 600 a 800 abortos ilegais diários no Marrocos. Dado que o aborto ilegal é a principal causa da mortalidade materna.

Leia mais >>

Camponeses benineses dizem NÃO à acumulação de terras

quarta-feira 14 de Novembro de 2012

Esta é a última gestão do Banco Mundial no sentido de que a acumulação de terras seja “socialmente admissível”. O problema se espalha como gangrena na África. Como nos referíamos anteriormente ao “desenvolvimento com rosto humano”, para mascarar as políticas injustas do ajuste estrutural, os princípios promovidos pelo Banco Mundial, hoje em dia, não são outra coisa senão uma cortina de fumaça para facilitar e legitimar a compra em grande escala das terras agrícolas que pertencem a comunidades rurais. Isto prejudica a autodeterminação dos povos e sua soberania alimentar.

Leia mais >>

CEDEAO: Sessão extraordinária da Conferência de Chefes de Estado e de Governo

terça-feira 13 de Novembro de 2012

A sessão extraordinária da Conferência de Chefes de Estado e de Governo da Comunidade Econômica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) aconteceu em 11 de novembro de 2012 em Abuja, República Federal da Nigéria, presidida por Sua Excelência Alassane Ouattara, presidente da República da Costa do Marfim e presidente em exercício da CEDEAO. A Cúpula foi convocada para avaliar a evolução dos desafios em matéria de segurança e institucionalidade, no marco do processo de transição no Mali e na Guiné Bissau.

Leia mais >>

15ª Reunião Anual de Exame e de Estratégia: O comércio e o desenvolvimento nos tempos de mudança econômica mundial: agenda africana

terça-feira 13 de Novembro de 2012

A 15ª Reunião Anual de Exame e de Estratégia da Rede Africana sobre o Comércio (ATN 15) ocorrerá em Acra, Gana, nos dias 18 e 19 de novembro. A ATN 15 acontecerá em um contexto de efeitos persistentes da crise financeira e econômica mundial e buscará traçar estratégias para guiar o compromisso da sociedade civil africana com iniciativas pan-africanas, destinadas ao reposicionamento dos países africanos em relação aos temas sistêmicos do comércio, das finanças, do desenvolvimento, da mudança climática, do reequilíbrio político pendente, das agendas políticas e dos paradigmas emergentes na economia mundial.

Leia mais >>

Simpósio Regional sobre a incitação ao ódio

sexta-feira 9 de Novembro de 2012

Combater o extremismo e a incitação ao ódio na África preservando, ao mesmo tempo, a liberdade de expressão. O Instituto Panos da África Ocidental (IPAO), o Centro pelos Direitos Humanos da Universidade de Pretória e o Artigo 19 organizam um seminário de reflexão e de intercâmbio sobre a incitação ao ódio na África, nos dias 3 e 4 de outubro em Dacar. O encontro é auspiciado pelo Sr. Frank La Rue, Relator Especial das Nações Unidas sobre a liberdade de opinião e de expressão, o Sr. A Alexey Avtonomov, Presidente do Comitê das Nações Unidas para a eliminação da discriminação racial, e o Dr. Bideri Diogene da Comissão Nacional de Luta contra o Genocídio.

Leia mais >>

13ª Assembléia Geral de CODESRIA. Rabat (Marrocos): de 5 a 9 de dezembro de 2012.

quarta-feira 7 de Novembro de 2012

O Conselho para o desenvolvimento da pesquisa em ciências sociais na África (CODESRIA), com sede em Dacar, Senegal, foi criado em1973 como organização de pesquisa pan-africana independente dando ênfase às ciências sociais, no sentido mais vasto da palavra.

Leia mais >>

Debate público sobre os Meios de Comunicação e a Cidadania

quarta-feira 7 de Novembro de 2012

CODESRIA e ‘African Media Leaders Forum’ (AMLF) organizam mesa-redonda em 7 de novembro de 2012, no Grande Anfiteatro da Faculdade de Medicina e de Odontologia da Universidade Cheikh Anta Diop de Dacar sobre o tema "Meios de Comunicação e a Cidadania: Buscando uma sociedade africana mais inclusiva e mais representativa".

Leia mais >>

... | 10 | 20 | 30 | 40 | 50 | 60 | 70 | 80 | 90 | ...

Tejiendo Redes.
C/ Hermanos García Noblejas, 41, 8º. 28037 - MADRID.
Tlf: 91 4084112 Fax: 91 408 70 47. Email: comunicacion@fidc.gloobal.net

SPIP |