A sociedade civil mundial diz não às regras vinculantes concernentes à Facilitação do Comércio da Organização Mundial do Comércio, os Acordos de Livre Comércio e os Acordos de Associação Econômica

quinta-feira 13 de Junho de 2013

As organizações da sociedade civil abaixo-assinadas, em representação de centenas de milhões de membros provenientes de todos os cantos do mundo, instam a que abandone a negociação encaminhada a fechar acordos vinculantes sobre a Facilitação do Comércio em preparação da próxima Nona Reunião Ministerial da Organização Mundial do Comércio (OMC) a realizar-se em Bali. As regras vinculantes sobre a Facilitação do Comércio dentro da OMC não devem ser promovidas mediante o proposto Acordo de Facilitação do Comércio, e também não outras vias como os acordos de livre comércio bilaterais ou regionais, ou os Acordos de Associação Econômica. Os países em desenvolvimento deverão contar com o espaço político para adotar, por decisão livre, maiores níveis ou padrões e procedimentos relativos às aduanas quando houver capacidade para fazer isso, levando em conta o seu contexto de desenvolvimento.

Leia mais >>

Sociedade civil mundial diz NÃO às normas vinculantes de facilitação do comércio na OMC, TLC e AAE!

quinta-feira 13 de Junho de 2013

As organizações da sociedade civil abaixo-assinadas, em representação de centenas de milhões de membros do mundo todo, exortam a abandonar as negociações em busca de um acordo vinculante sobre a Facilitação do Comércio, antes da 9ª Conferência Ministerial da Organização Mundial do Comércio (OMC) que ocorrerá na ilha de Bali.

Leia mais >>

Conferência regional com os agentes não estatais sobre o Acordo de Associação Econômica (AAE) com a União Européia

sexta-feira 7 de Junho de 2013

As negociações do Acordo de Associação Econômica (AAE) entre a União Européia e a África Ocidental começaram em 2003 e continuam até agora. Um acordo provisório foi assinado a 26 de novembro de 2008 entre a Costa do Marfim e a União Européia.

Leia mais >>

Social Watch: O grupo de Alto Nível recomenda à ONU centrar o desenvolvimento nas questões, e não nas pessoas

sexta-feira 7 de Junho de 2013

Uma rede de organizações da sociedade civil de mais de 80 países que monitoram o cumprimento dos compromissos internacionais por parte dos governos, diz estar profundamente desapontada com as recomendações de novos objetivos de desenvolvimento, para substituir os ODM propostos hoje nas Nações Unidas por um Grupo de Alto Nível.

Leia mais >>

África: Dezesseis países em via de diminuir a pobreza extrema para 2015

sexta-feira 7 de Junho de 2013

Dezesseis países africanos estão “no bom caminho” de diminuir a pobreza extrema para 2015, segundo os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio fixados pela ONU, revela uma informação da ONG ONE, publicada esta semana. Entre eles merecem destaque: Ruanda, Uganda, Malaui, Etiópia, Burkina Faso, Gana e Benin.

Leia mais >>

Dez bilhões de euros do Japão à África para alcançar a China

sexta-feira 7 de Junho de 2013

O Japão anunciou sábado, 1º de junho, uma assistência oficial de 10, 6 bilhões de euros em cinco anos para a África, na abertura de uma Conferência sobre o mencionado continente, onde a China, ávida de matérias-primas, expande sua presença.

Leia mais >>

Compromisso e participação do público nos assuntos da União Africana

sexta-feira 7 de Junho de 2013

Nós os cidadãos africanos representados pelas organizações e coalizões da sociedade civil estamos preocupados com a decisão da Comissão da União Africana (CUA) sobre o rechaço à participação dos cidadãos africanos nos processos da União Africana (UA), especialmente durante esta 21ª Cúpula da UA.

Leia mais >>

África: a democracia cidadã, condição do pan-africanismo

terça-feira 4 de Junho de 2013

Queremos proclamar de novo e recordar insistentemente que o destino do pan-africanismo está em jogo neste período histórico, quando o vento sopra a favor dos grandes grupos supranacionais dirigidos pela internacionalização da economia e da política.

Leia mais >>

Sexualidade: educadores batalham para romper os tabus

terça-feira 4 de Junho de 2013

Mae Azango, a jornalista experiente de “FrontPage Africa”, publicação local, declarou à Interpress Service (IPS) que o governo liberiano embora tenha assinado um tratado em 2012 que prometia liberdade de informação aos seus cidadãos, continua escondendo dos jornalistas os dados relativos à saúde e aos direitos sexuais e reprodutivos.

Leia mais >>

A sociedade civil atacada em todo o mundo

domingo 2 de Junho de 2013

Apesar do imponente discurso pronunciado no IV Fórum de Alto Nível sobre a Ajuda e a Eficácia do Desenvolvimento, em Busan, Coréia do Sul, as ONGs, os sindicatos, os grupos confessionais, os movimentos sociais e as organizações comunitárias estão trabalhando para denunciar as violações dos direitos e a corrupção ainda existentes em vários países do mundo.

Leia mais >>

0 | 10 | 20 | 30 | 40 | 50 | 60 | 70 | 80 | ...

Tejiendo Redes.
C/ Hermanos García Noblejas, 41, 8º. 28037 - MADRID.
Tlf: 91 4084112 Fax: 91 408 70 47. Email: comunicacion@fidc.gloobal.net

SPIP |